domingo, 30 de abril de 2017

VISITA DE ESTUDO - ALCOUTIM - 28.4.2017


No dia 28 de Abril realizou-se, no âmbito da disciplina de História da nossa professora Maria Jesus Vieira, mais uma visita de estudo.
Desta vez o destino foi Alcoutim onde visitamos o Castelo, o Núcleo Museológico, o Museu do Rio Guadiana e a Villa Romana do Montinho das Laranjeiras.
A construção do Castelo de Alcoutim iniciou-se no reinado de D. Dinis, no século XIV, para defender a fronteira e controlar o comércio no rio Guadiana.
O núcleo museológico, está instalado nas antigas dependências do Hospital da Misericórdia e mostra a biblioteca privada do Dr. João Dias, material de consultório, instrumentos de medicina e material cirúrgico, objectos pessoais, algumas fotografias e jornais da época com referências à sua figura benemérita.
No Museu de Guerreiros do Rio observamos entre outros objectos barcos de pesca típicos deste rio, vários utensílios para a pesca.
A Villa romana do Montinho das Laranjeiras, igualmente conhecida como Ruínas do Montinho das Laranjeiras, é um conjunto de ruínas, junto à localidade de Montinho das Laranjeiras.  As primeiras construções neste complexo foram efectuadas no Século I d.C., como entreposto comercial com os mercadores que atravessavam o Rio Guadiana.