terça-feira, 7 de novembro de 2017

VISITA DE ESTUDO A CASTRO MARIM - 3.11.2017



No âmbito da disciplina de História do Algarve realizou-se no dia 3 de Novembro uma Visita de Estudo a Castro Marim.
Castro Marim, um dos mais antigos concelhos do Algarve, possui uma realidade geográfica multifacetada, composta por beira-mar, rio, sapal, barrocal e serra, responsável por uma grande diversidade de patrimónios e uma sublime riqueza natural e paisagística. Desde o período Fenício, Castro Marim, uma península banhada pelas águas do Guadiana, servia de porto de abrigo aos barcos que subiam o rio para recolher o minério extraído das minas de Alcoutim e Mértola.
Visitamos, sempre acompanhados pelo nosso Guia Pedro Pires,  o Centro de Interpretação do Território de Castro Marim situado na colina do Revelim de Santo António,  o Moinho de vento que funciona de acordo com as técnicas originais, o Jardim Andaluz, a Ermida, a Igreja Matriz da Nossa Senhora  dos Mártires e o  Castelo, datado do séc. XIII e mandado construir por D. Afonso III à volta das ruínas da velha fortaleza mourisca. Castro Marim está geminada com Guérande (França).
À porta do antigo Mercado, agora transformado em Posto de Turismo, réplica da Biblioteca Municipal de cujo interior se pode retirar um livro, deixando outro no lugar daquele
No Concelho de Castro Marim existem duas grandes barragens, ambas localizadas na bacia hidrográfica do Rio Guadiana, a Barragem de Odeleite e a Barragem de Beliche.