quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Visita de estudo da UATI

Visita de estudo de história a Lagoa
Organizada pela UATI e coordenada pela professora da disciplina de História, Maria de Jesus Vieira, deslocaram-se a Lagoa, os alunos desta disciplina para uma visita de estudo ao Convento de São José, a uma exposição de presépios neste mesmo edifício e ainda, ao Arquivo Municipal e Biblioteca.
Acompanhados por técnicos da cultura da Câmara Municipal em exercício nesta unidade, percorreram pormenorizadamente o monumento e inteiraram-se dos factos históricos que levaram à sua construção (séc. XVIII) e às diversas ocupações temporárias.
O convento foi um recolhimento de mulheres, orientado por uma ordem de freiras mendicantes, as Carmelitas, que recolhia crianças do sexo feminino abandonadas, fomentando a sua educação. A provar esse facto, encontra-se no piso térreo do edifício, a “roda dos expostos”, um sistema que permitia deixar os filhos(leia-se… filhas) indesejados ou impossíveis de sustentar, ao convento, sem ser denunciado o autor da entrega. Neste edifício e numa última fase(1899), foi instalado um colégio feminino sob a orientação de um grupo de religiosas dominicanas tendo fechado as portas em 1910.
Este edifício alberga duas capelas, numa das quais, a Profª. Helena Carmo, prof de música na UATI, aproveitou o ensejo para tocar uma peça musical. A outra (capela) encontra-se actualmente em fase de recuperação e conservação e o órgão está incapaz de ser utilizado.
Logo à entrada do Convento de São José, destaca-se um menir proveniente da região de Porches, com origem algures entre 5000 a 4000 a.C.
Patente ao público, no rés-do-chão, encontra-se uma belíssima exposição de presépios que também foi visitada com deleite.
No Arquivo Municipal, foram apreciadas, de entre outros items, as revistas de moda do séc.XIX e ainda houve oportunidade para consultar os Diários do Governo, onde alguns dos participantes tiveram a curiosidade de saber quais as leis que foram emanados nas suas próprias datas de nascimento.
A Biblioteca Municipal foi visitada por último, e demonstrou-se ser um espaço público muito interessante e agradável.