quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Manuel Ribeiro na UATI

“Fósseis da liberdade”
Apresentação da obra artística de
Manuel Ribeiro
Na UATI-Universidade do Algarve p/a Terceira Idade- Pólo de Albufeira, no passado dia 20 de outubro, foi apresentada a obra artística de Manuel Ribeiro, ex-professor desta unidade e, que constou de poesia, pintura e escultura, obra essa, baseada nos fenómenos naturais, recolhidos pelas “visões em liberdade, para além do olhar”.
Embora se pudesse dispensar a apresentação do autor por ser sobejamente conhecido, essa função recaíu sobre, Maria de Jesus Magalhães, que pormenorizou a sua biografia e, aproveitando o ensejo, relacionou com esta, algumas poesias do autor.
Manuel Ribeiro apresentou o trabalho exposto e explicou sucintamente, a razão de ser de algumas peças, as imagens que lhe foram apresentadas aquando do primeiro olhar. “Fósseis da Liberdade é também a técnica aliada à arte e, a presente obra é o resultado dessa fantasia tornada realidade com o auxílio das supremas mensagens das falésias e do mar” - disse.
A assistência, composta de alunos, professores da UATI e sócios da Associação Amigos de Albufeira, entidade que superintende na gestão desta universidade, contou ainda com alguns escritores da região, nomeadamente o poeta e médico, Manuel Serra e o representante da Câmara Municipal, Dr João Rolo. No final, Manuel Serra animou o debate final, com alguns comentários e opiniões, alguns mesmo dirigidos ao representante da Câmara a que incentivou a não reduzir a verba para a cultura. Dada a palavra ao Dr Rolo, este lançou de novo uma palavra de esperança para o futuro e congratulou-se com as manifestações que esta universidade tem vindo a proporcionar.
Marreiros Alves-P'la Direcção
25.SET.2012