quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

PASSEIO A SINTRA e CIRQUE du SOLEIL - 20.12.2014



Saída às 08.00 horas, em direção a Sintra, com curtas paragens pelo caminho. Já acompanhados da Guia de Turismo Ana Cristina, chegámos a Sintra, o único lugar do País em que a História se fez jardim, segundo Virgílio Ferreira e com o nosso pleno acordo.  Iniciámos o nosso passeio com uma "doce" visita pelas estreitas ruelas históricas em direção à Fábrica  Constância Piriquita, para a aquisição dos típicos "Travesseiros" e "Queijadas de Sintra", doce ancestral que vem já da Idade Média. Caminhámos, em seguida, para  o Palácio da Regaleira que é o edifício principal e o nome mais comum da Quinta da Regaleira. Também é designado Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação associada à alcunha do seu antigo proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro. O palácio está situado na encosta da serra e a escassa distância do Centro Histórico de Sintra, 
Carvalho Monteiro, pelo traço do arquitecto italiano Luigi Manini, transforma a quinta de 4 hectares num palácio rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares estes que ocultam significados alquímicos, como os evocados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Modela o espaço em traçados mistos, que evocam a arquitectura românica, gótica, renascentista e manuelina.
A Quinta da Regaleira é um lugar para se sentir. Não basta contar-lhe a memória, a paisagem, os mistérios. Torna-se necessário conhecê-la, contemplar a cenografia dos jardins e das edificações, admirar o Palácio, verdadeira mansão filosofal de inspiração alquímica, percorrer o parque exótico, sentir a sua espiritualidade. Lamentavelmente o tempo disponível para esta visita não foi muito, daí que ficámos apenas pelo exterior, tendo de regressar, para o almoço conjunto, no Restaurante "Tirol". Tanta coisa ficou por ver... Quem sabe, talvez noutra ocasião...O Palácio Nacional de Sintra, o Ex-Libris da Vila, o Palácio Nacional da Pena... Visionámos, ao longe, o Castelos dos Mouros. Saímos depois para Lisboa, passando por Estoril e Cascais, com a sua costa de mar agreste, os seus inúmeros Chalets apalaçados, o Casino Estoril, a zona de Belém, onde começamos a ficar completamente embrenhados no trânsito, num Pára-Arranca que nos fez palpitar o coração, com receio de não chegarmos a horas ao Circo do Soleil. Mas é Natal, Deus é Grande e tudo se resolveu atempadamente. O espetáculo. "Quidam" agradou, mais a uns do que a outros, creio que desiludiu um pouco, em relação à expetativa do que o nome nos habituou.
Regressámos em boa hora, numa viagem calma e alegre, animada por algumas vozes da nossa Uati e não só. 
Aqui deixamos também o nosso obrigada à Agência Simply Travel, à Guia Ana Cristina e ao motorista que nos acompanhou, o sr. Joaquim. 
Até à próxima e Boas Festas.




CIRQUE du SOLEIL "QUIDAM" - 20.12.2014