quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Poesia por José Antº Monteiro

Apresentação do livro de José António Monteiro
"Onde estás tu, poesia ?"
Salão polivalente da UATI - 24.NOV.12
Foi apresentado no salão polivalente da UATI-Universidade do Algarve p/a Terceira Idade-Pólo de Albufeira, sita no largo fronteiro à GNR, no passado dia 24 de Novembro, o livro de poesia, “Onde estás tu, Poesia?”, de José António Monteiro, aluno e ex-director desta universidade sénior, a que se seguiu como complemento perfeitamente adequado à ocasião, uma pequena sessão de fados.
O autor, José António Monteiro, a conselho do seu médico, veio em busca deste clima mais ameno que o das beiras onde residia e assim, mudou-se de “armas e bagagens” para o Algarve, mais propriamente, para Albufeira,.
É claro que não se zangou com a terra natal, Viseu, nem tão pouco com a família, e muito menos com os amigos que de quando em vez recebe em sua casa mas, a solidão que escolheu para viver, fomentou saudades infindas do ambiente a que estava acostumado, dos amigos do peito, dos familiares …
Para combater este retiro voluntário, apoia-se nas novas amizades com os alunos desta universidade sénior, onde é aluno.
A nostalgia dos usos e costumes da sua terra natal, Viseu, em confronto direto com a realidade algarvia e as horas a fio do viver sozinho, trouxe-lhe um dom até então desconhecido - escrever poesia - e, insistência após insistência, poema após poema, fez surgir um gosto acentuado pela escrita, por poesia, e assim surge o seu primeiro livro: “Onde estás tu poesia ?”
Com a sala repleta de gente interessada, tanto mais que se tratava de um “seu igual”, os alunos, os professores da UATI e seus convidados, e ainda os sócios da AAA-Ass. Amigos de Albufeira, assistiram à apresentação da obra pela Drª Anunciação Ramalhinho, aos comentários do editor e jornalista João Pina e do representante da AAA/UATI, Marreiros Alves, que incentivaram o ora poeta, a continuar a sua obra.
No final, acompanhada à viola por Adelino Carreira e à guitarra por Albino Gonçalves, a fadista Irene Oliveira cantou alguns fados que “fecharam com chave de ouro” o sarau cultural.
Marreiros Alves
27.NOV.2012










3 comentários:

Luis Miranda disse...

Amigo Zé António
é com o maior prazer que desejo que este seu livro seja o 1º de muitos, escritos com prazer de quem escreve e de quem lê.
Luis Miranda

Unknown disse...

Caro Zé António, infelizmente não pude estar presente, espero que tenha sido um verdadeiro exito,pois outra coisa nºao seria de esperar. Aguardar outros escritos que não tardarão em aparecer. Um grande abraço.

Unknown disse...

Grande homem com talentos finos e bom gosto..sucesso e prosperidade é o que lhe desejo...Saudades!!!